sábado, 16 de julho de 2011
sexta-feira, 15 de julho de 2011
terça-feira, 12 de julho de 2011
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Dislexia
O QUE É?
É uma dificuldade primária do aprendizado abrangendo: leitura, escrita, e soletração ou uma combinação de duas ou três destas dificuldades. Caracteriza-se por alterações quantitativas e qualitativas, total ou parcialmente irreversíveis . É o distúrbio (ou transtorno) do aprendizado mais freqüentemente identificado na sala de aula. Está relacionado, diretamente, à reprovação escolar, sendo causa de 15 % das reprovações. Em nosso meio, entre alunos das séries iniciais (escolas regulares) têm sido identificados problemas em cerca de 8 %. Estima-se que a dislexia atinja 10 a 15 % da população mundial
QUEM PODE SER AFETADO?
A dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela pode atingir igualmente pessoas das raças branca, negra ou amarela, ricas e pobres, famosas ou anônimas, pessoas inteligentes ou aquelas mais limitadas.
QUAL A CAUSA?
A dislexia tem sido relacionada a fatores genéticos, acometendo pacientes que tenham familiares com problemas fonológicos, mesmo que não apresentem dislexia. As alterações ocorreriam em um gene do cromossomo 6 . A dislexia, em nível cognitivo- lingüístico, reflete um déficit no componente específico da linguagem , o módulo fonológico, implicado no processamento dos sons da fala. Uma criança que tenha um genitor disléxico apresenta um risco importante de apresentar dislexia, sendo que 23 a 65 % delas apresenta o distúrbio.
Um gene recentemente relacionado com a dislexia é chamado de DCDC2. Segundo o Dr. Jeffrey R. Gruen, geneticista da Universidade de Yale, Estados Unidos, ele é ativo nos centros da leitura do cérebro humano.
Outro gene, chamado Robo1, descoberto por Juha Kere, professor de genética molecular do Instituto Karolinska de Estocolmo, é um gene de desenvolvimento que guia conexões, chamadas axônios, entre os dois hemisférios do cérebro.
Pesquisadores dizem que um teste genético para a dislexia pode estar disponível dentro de um ano. Crianças de famílias que têm história da dislexia poderão ser testadas. Se as crianças tiverem o risco genético, elas podem ser colocadas em programas precoces de intervenção.
O QUE SE SENTE?
Sinais indicadores de dislexia:
A dificuldade de ler, escrever e soletrar mostra-se por dificuldades diferentes em cada faixa etária e acadêmica
PRÉ-ESCOLA, PRÉ-ALFABETIZAÇÃO
Aquisição tardia da fala | |
Pronunciação constantemente errada de algumas sílabas | |
Crescimento lento do vocabulário | |
Problemas em seguir rotinas | |
Dificuldade em aprender cores, números e copiar seu próprio nome | |
Falta de habilidade para tarefas motoras finas (abotoar, amarrar sapato, ...) | |
Não conseguir narrar uma história conhecida em seqüência correta | |
Não memorizar nomes ou símbolos | |
Dificuldade em pegar uma bola |
INÍCIO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ALFABETIZAÇÃO
Dificuldades mais identificadas :
fala. | |
aprender o alfabeto | |
planejamento e execução motora de letras e números | |
preensão do lápis | |
motricidade fina e do esquema corporal. | |
separar e seqüenciar sons (ex: p – a – t – o ) | |
habilidades auditivas - rimas | |
discriminar fonemas de sons semelhantes: t /d; - g / j; - p / b., | |
diferenciação de letras com orientação espacial: d /b ;- d / p; - n /u; - m / u pequenas diferenças gráficas: e / a;- j / i;- n / m;- u /v | |
orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano) | |
orientação espacial (lateralidade difusa, confunde a direita e esquerda, embaixo, em cima) execução da letra cursiva |
ENSINO FUNDAMENTAL
Dificuldades mais identificadas:
atraso na aquisição das competências da leitura e escrita. Leitura silábica, decifratória. Nível de leitura abaixo do esperado para sua série e idade. | |
soletração de palavras | |
ler em voz alta diante da turma | |
supressão de letras: cavalo /caalo;-. biblioteca/bioteca; - bolacha / boacha | |
Repetição de sílabas: pássaro / passassaro; camada / camamada | |
seqüência de letras em palavras Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras (ai-ia; per-pré; fla-fal; me-em). | |
Fragmentação incorreta: o menino joga bola - omeninojo gabola | |
planejar, organizar e conseguir terminar as tarefas dentro do tempo | |
enunciados de problemas matemáticos e figuras geométricas | |
elaboração de textos escritos expressão através da escrita | |
compreensão de piadas, provérbios e gírias | |
seqüências como: meses do ano, dias da semana, alfabeto, tabuada. mapas | |
copiar do quadro |
ENSINO MÉDIO
Dificuldades mais identificadas:
Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas. | |
Leitura vagarosa e com muitos erros | |
Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas | |
Dificuldade em planejar e fazer redações | |
Dificuldade para reproduzir histórias | |
Dificuldade nas habilidades de memória | |
Dificuldade de entender conceitos abstratos | |
Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes | |
Vocabulário empobrecido | |
Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade |
ENSINO SUPERIOR / UNIVERSITÁRIO
Dificuldades mais identificadas:
Letra cursiva. | |
Planejamento e organização. | |
Horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem). | |
Falta do hábito de leitura. | |
Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas). |
DIAGNÓSTICO
Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, não confirmam a dislexia. Os sintomas podem ser percebidos em casa mesmo antes da criança chegar na escola. Uma vez identificado o problema de rendimento escolar, deve-se procurar ajuda especializada.
AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR
A equipe multidisciplinar, incluindo Psicólogo, Fonoaudiólogo e Psicopedagogo Clínico inicia investigação detalhada e verifica a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso. É muito importante o parecer da escola, dos pais, o levantamento do histórico familiar e a evolução do paciente.
Outros fatores deverão ser descartados, como déficit intelectual, disfunções ou deficiências auditivas e visuais, lesões cerebrais (congênitas e adquiridas), desordens afetivas anteriores ao processo de fracasso escolar (com constantes fracassos escolares o disléxico irá apresentar prejuízos emocionais, mas estes são conseqüências, não causa da dislexia).
A equipe multidisciplinar deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia.
Essa avaliação é importante tanto na identificação das causas das dificuldades apresentadas, quanto permite orientar o encaminhamento adequado para o caso individualizado.
Não existe teste único, patognomônico (sinais/sintomas constantes, caraterísticos da doença) de dislexia.
O diagnóstico deve ser realizado por profissional (ais) treinado (s), empregando-se uma série de testes e observações, em geral, trabalhando em equipe multidisciplinar, que analisará o conjunto de manifestações de dificuldades
Testes auditivos e de visão podem ser os primeiros a serem solicitados.
Entre as avaliações mais solicitadas encontram-se testes:
Cognitivos | |
Inteligência | |
Memória auditiva e visual | |
Discriminação auditiva e visual | |
Orientação | |
Fluência verbal | |
Testes com novas tecnologias |
TRATAMENTO APÓS O DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA.
Uma vez diagnosticada a dislexia, segundo as particularidades de cada caso, o encaminhamento orientado permite abordagem mais eficaz e mais proveitosa, pois o profissional que assumir o caso não precisará de um tempo para identificação do problema, bem como terá ainda acesso a pareceres importantes.
Tendo conhecimento das causas das dificuldades, do potencial e a individualidade do paciente, o profissional pode utilizar a linha terapêutica que achar mais conveniente para o caso particular. Os resultados devem surgir de forma progressiva.
Em oposição à opinião de muitos se pode afirmar que o disléxico sempre contorna suas dificuldades e acha seu caminho. O disléxico também tem sua própria lógica e responde bem a situações que estejam associadas a vivências concretas.
A harmonia entre o profissional coordenador e o paciente e sua família podem ser decisivos nos resultados. O mecanismo de programação por etapas, somente passando para a seguinte quando a anterior foi devidamente absorvida, retornando às etapas anteriores sempre que necessário, deve ser bem entendido pelo paciente e familiares
SISTEMA CUMULATIVO
Os serviços de educação especial podem incluir auxílio de especialistas, tutorias individuais, aulas especiais diárias. Cada indivíduo tem necessidades diferentes, por isso o plano de tratamento deve ser individualizado. Da mesma forma, é importante o apoio psicológico positivo, já que muitos estudantes com dificuldade de aprendizado têm auto-estima baixa.
PREVENÇÃO
Os transtornos de aprendizagem tendem a incidir em famílias e a dislexia é um deles. As famílias afetadas devem fazer o máximo esforço para reconhecer precocemente a existência do problema.
Quando incide em famílias sem antecedentes, o diagnóstico pode ser feito na pré-escola, se os professores detectarem os primeiros sinais. A terapia precoce proporciona os melhores resultados
Dr. Ércio Amaro de Oliveira
Pediatria
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