Sabe-se que letramento é o processo de aprendizado, que utiliza a tecnologia da língua escrita. Isto é, a criança pode utilizar recursos da língua escrita em momentos de fala, mesmo antes de ser alfabetizada. Essa aprendizagem se dá a partir da convivência e da interação dos indivíduos crianças/adultos, crianças/crianças, e com materiais escritos disponíveis como: livros, revistas, cartazes, rótulos de embalagens, placas entre outros -, e com as práticas de leitura e de escrita da sociedade em que se vivem.
Já a alfabetização tem como processo a descoberta do código escrito pela criança letrada é mediado pelos significados de diversos tipos de discursos. Ela está sempre ampliando seu campo de leitura e conhecimento através da alfabetização. Antes, acreditávamos que as crianças eram iniciadas no mundo da leitura somente ao ser alfabetizada, pensamento este já ultrapassado pela concepção de letramento, que leva em conta toda a experiência que a criança tem com leitura, antes mesmo de ser capaz de ler os signos escritos. Atualmente, não se considera mais como alfabetizado quem apenas consegue ler e escrever seu nome, mas quem sabe escrever um bilhete simples.
Sugestões:
Atividade que envolva técnica de leitura e escrita:
· Auto ditado Ditado relâmpago( com figuras ou palavras)
· Ditados-mudos (cartões com uma figura, ao mostrar, as crianças devem escrever o que estão vendo.
· Cruzadinha e caça palavras (com perguntas ou desenhos)
Atividade de letramento
· Contando histórias
· ·Recitar de poesias, exibição de filme, Leitura de livros, de imagens,Mural interativo e informativo, placas e rótulos,etc.